Todo mundo já sabe: andar com o pneu careca pode gerar diversos riscos para qualquer tipo de veículo, não importa qual seja. Porém, isso infelizmente ainda acaba sendo muito comum.
O grande problema é que muitas pessoas acabam achando que esses riscos envolvem apenas o aumento do tempo de resposta da frenagem, mas, na verdade, os malefícios do pneu careca podem prejudicar até mesmo o sistema mecânico.
Para que você não tenha que passar por isso, vamos mostrar como você pode identificar que o seu pneu está careca e quais são os riscos de mantê-lo nesse estado. Confira!
Pode-se dizer que um pneu está careca quando os sulcos, que são as ranhuras presentes na superfície dos mesmos, não existem mais.
Ou seja, o pneu está praticamente liso, ou a própria ranhura já possui uma profundidade muito pequena, sendo insuficiente para que o escoamento de água aconteça da forma indicada.
Essa constatação pode ser feita por meio de uma análise rápida dos pneus, mas caso você tenha alguma dúvida, é possível levar o veículo até um profissional especializado para que ele faça a análise por você.
Veja a seguir quais são os principais riscos de trafegar com um pneu careca.
Ao trafegar com o pneu careca, existe uma grande perda de estabilidade do veículo, já que o desgaste natural dos pneus acaba fazendo com que a direção se torne naturalmente instável.
Essa perda de estabilidade pode facilmente gerar acidentes, já que facilita capotagens e situações muito perigosas.
A mesma perda de estabilidade que citamos anteriormente gera uma consequência desastrosa para qualquer veículo: a danificação de partes mecânicas.
Isso acontece porque o motorista terá que fazer movimentos mais bruscos e com um nível maior de força do que normalmente faria.
Consequentemente, haverá uma sobrecarga em diferentes estruturas do veículo, o que pode acabar gerando problemas.
Quando um caminhão está com o pneu careca, seu tempo de resposta da frenagem aumenta de forma significativa.
Se isso já é um problema para um veículo pequeno, imagine para um caminhão, que geralmente carrega consigo algumas toneladas, que fazem com que seja ainda mais difícil para que ele consiga reduzir sua velocidade.
Ao somarmos esse aumento de tempo de resposta da frenagem com uma diminuição da estabilidade, cria-se uma situação muito perigosa.
A aquaplanagem acontece quando o veículo deixa de tocar o solo e passa a se mover por uma fina camada de água presente sobre a estrada.
Quando isso acontece, o motorista perde completamente o controle do veículo, pois não há um contato direto com uma superfície rígida que permita a movimentação do caminhão.
Esse aumento do risco acontece pela inexistência dos sulcos, que fazem o escoamento da água que entra em contato com o pneu.
Além de tudo o que já comentamos até agora, precisamos salientes outros dois riscos enormes que são causados pelos pneus carecas:
Não queremos aqui comparar esses dois tipos de riscos. Sabemos que uma vida é infinitamente mais valiosa do que qualquer carga existente.
O ponto é: um pneu careca coloca o motorista em risco, os outros motoristas em risco e também a própria carga que ele está transportando em risco.
No fim das contas, isso não acaba sendo bom para ninguém. Com isso, para não correr riscos é importante fazer a reforma dos pneus quando você identificar o desgaste ou até mesmo furos e rasgos.
Agora você já sabe como identificar um pneu careca e sabe a importância de fazer uma reforma quando a peça estiver neste estado. Visite o nosso site e conheça os nossos serviços para a sua viagem ser mais segura e tranquila. Caso tenha dúvidas, fale com nosso especialista.
Nos siga nas redes sociais, Instagram e Facebook, para acompanhar outros conteúdos!
Você também pode se interessar por: Pneu desgastado: 4 maneiras de prolongar a vida útil da peça - EcoFlex Pneus