Para sabermos os benefícios de algo, precisamos muito saber do que se trata, não é mesmo? Com o processo de recauchutagem não pode ser diferente.
Vamos te explicar um pouco sobre o processo de reconstrução de pneus ou recauchutagem, como é mais conhecido. Esse processo se dá pelo aproveitamento da estrutura resistente do pneu liso ou gasto, dando boa condição de conservação, para que ele possa vir a ganhar uma outra vida após o recebimento de nova borracha de piso.
Explicando em termos mais técnicos, mas de fácil assimilação, na recauchutagem, além da banda de rodagem, os ombros da caraça são cobertos por uma camada de camelback. Depois disso, o pneu sofre um aquecimento a 150°C, em um molde para que tenha seu desenho, ou seja, na recauchutagem do seu pneu, você economiza cerca de 75%.
Além de ter uma ótima economia financeira, você contribui para o meio ambiente, já que recauchutando o seu pneu, você também aproveita sua matéria prima.
A recauchutagem dos pneus passa por várias etapas, mas antes você precisa estar ciente de que existem regras para que esses pneus passem por esse processo.
Desde 2017, o INMETRO (Instituto de Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) fiscaliza com mais afinco o processo de recauchutagem e recapagem dos pneus. É através dos seus selos de garantia de origem, que o consumidor recebe as instruções do produto. Dessa forma, quem vai comprar os pneus recauchutados, sabe que esses pneus passaram por um processo e estão aptos a serem usados.
Os pneus em reuso recebem o “Selo de Identificação de Conformidade”, atestando que passaram no teste e mantiveram sua qualidade. Uma informação importante e pertinente é que o uso de pneus que passam por reparos e reformas são válidos para veículos de comerciais leves, veículos de passeio e veículos de cargas. Veículos de uso agrícola e motocicletas, motonetas e similares tem seu uso de pneus reformados proibidos.
Agora que você sabe o que é uma recauchutagem e quais veículos podem usar pneus reformados, chegou a hora de você ficar mais ciente e por dentro de suas etapas, assim, também sendo informado de quais são os seus benefícios.
A primeira etapa para a recauchutagem do pneu, é a etapa de inspeção. É durante o processo de vistoria que os equipamentos específicos realizam os testes de ultrassonografia, indução elétrica, e também mede a pressão dos pneus e outras coisas.
Na etapa seguinte, que é a etapa de preparação da carcaça, é onde os pneus passam pelo procedimento de processamento. É durante essa etapa que as peças são raspadas para que voltem a ter simetria. Após o procedimento de preparação de carcaça, e para evitar contaminação de resíduos, os pneus passam pela etapa de escariação.
Depois disso tudo, chega a etapa do conserto, a etapa mais importante, pois essa parte do processo precisa de técnicos bem treinados e experientes para que não haja problemas. Casa tipo específico de pneu, de diversos modelos radiais, sem câmera ou diagonais são renovados.
Depois vem a construção e a vulcanização, que é basicamente o processo que controla o tempo e a temperatura em que o material é levado para autoclave, depois de ser colocado dentro de um envelope de borracha e montado em uma roda especial. O ar quente retira bolhas e imperfeições.
A última etapa é a de inspeção e assim se finaliza todo o processo de recauchutagem.
Entretanto, quais são os benefícios que isso trará para minha frota de caminhões? A resposta é: economia.
Já pensou em economizar cerca de 75%? Quanto isso fará diferença a curto, médio e longo prazo em seus lucros? Muito! Por isso, faça a reforma dos pneus de seu caminhão e fature bem mais.
Saiba mais sobre os nossos serviços de reforma de pneus e truck center. Nos siga nas redes sociais para acompanhar outros conteúdos! Fale com a nossa equipe de especialistas para tirar dúvidas.
Você também pode se interessar por: Reforma de pneu: vantagens e onde fazer - EcoFlex Pneus