Sabia que o Brasil é o segundo país que mais faz reforma de pneu no mundo? Apesar disso, a maioria dos motoristas não conhecem os tipos de reformas e como esse serviço pode aumentar a vida útil do pneu. Desde que seja feito de forma segura e regulamentada, claro. Após o procedimento de reforma, o pneu fica como novo. Saiba mais no nosso artigo da semana!
De acordo com o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial - INMETRO, existem três formas de renovar o pneu certificado. São elas: recauchutagem, recapagem e remoldagem. Essas três maneiras servem para auxiliar na preservação do meio ambiente e colaboram com a economia de empresas, sem colocar vidas dos motoristas em risco.
Abaixo vamos conhecer os principais tipos de reforma de pneu para que você possa escolher o mais adequado para a sua empresa. Vem com a gente!
Esse processo de reforma do pneu substitui a banda de rolagem, que é a parte do pneu que fica em contato com o solo, por uma nova. Essa banda é repartida em sulcos, ranhuras e barras e seu desgaste pode acarretar prejuízos ao seu veículo. Por isso, a recauchutagem soluciona esses eventuais problemas.
Essa reforma faz com que o pneu volte a ser estável, aderente e tenha tração. Além disso, diminui a emissão de ruídos. Portanto, você pode ficar tranquilo após passar por ela. Porém, para que seu pneu fique como novo, é muito importante que as normas do fabricante sejam seguidas. Além disso, não deixe de optar por empresas especializadas e ter certeza quanto à qualidade do produto que será utilizado.
Você sabia que a recapagem é o tipo de reforma de pneu mais usado no Brasil? Isso porque o resultado final é tão bom, que é bastante difícil notar alguma diferença entre um pneu novo e um reformado. Esse resultado fantástico é devido à alta tecnologia utilizada e ao grau de complexidade do processo.
Assim, a recapagem garante uma boa economia e a qualidade do produto final é dada graças aos meios utilizados no método. Como a limpeza de flancos, raspagem, dissolução, envelopagem e muitos outros que juntos, proporcionam um produto com alta qualidade assegurando uma boa vida útil.
Veja como é feito o processo passo a passo da recapagem:
– Limpeza: aqui está o primeiro passo para recuperar o pneu, a limpeza serve para melhorar a visibilidade de sua inspeção e evitar contaminações;
– Inspeção: Por ser auxiliada por equipamentos de alta tecnologia, a análise traz a possibilidade de encontrar quaisquer danos que possam existir na estrutura do pneu e tem o intuito de garantir se a peça está em boas condições e apta para ser reformada;
– Raspagem: os profissionais vão remover completamente o desenho original. O pneu é raspado e a carcaça ajustada com precisão. O objetivo aqui é ter uma rodagem que seja proporcional e uniforme o que, consequentemente, garante a durabilidade do pneu quando voltar para as estradas;
– Escareação: Nesta fase, que é a mais complexa, todos as pequenas perfurações, rasgaduras, orifícios nas carcaças são tratados;
– Conserto: Nesta fase são aplicados manchões com características de reforçar a carcaça na área perfurada e que tem como objetivo recompor a estrutura do pneu;
– Aplicação de bandas: Uma faixa adesiva, denominada “coxim” ou “ligação”, será fixada na banda de rodagem e esta aplicada a carcaça, unindo-as;
– Vulcanização: Chegamos à penúltima fase. Onde o pneu é montado com materiais e fixado dentro de uma autoclave, e ali receberá por um determinado tempo, uma temperatura e pressão uniformes, vulcanizando por fim a banda de rodagem na carcaça sem possibilidade de soltura.
– Inspeção Final: É o controle de qualidade, onde avaliamos se todos os requisitos de controle e tratamento foram utilizados e se a carcaça foi reformada perfeitamente e está apta a ser entregue ao cliente.
Aqui são substituídas a banda de rodagem, laterais e ombros do pneu. Porém, seu pneu velho passa por um exame minucioso até ser aprovado, só assim é dada continuidade ao processo.
Sendo assim, se a carcaça estiver bem preservada tanto nas suas laterais como na sua banda de rolagem, uma máquina é utilizada para retirar toda a camada velha de borracha permitindo que seja possível aplicar uma nova camada.
Porém, antes da aplicação é feita uma nova inspeção. Isso porque, se aparecerem outros danos, os problemas precisam ser devidamente solucionados para que, finalmente, a nova camada de borracha possa ser aplicada.
Agora que você já conhece os tipos de reforma de pneu, é hora de saber as vantagens, sejam elas financeiras ou ambientais. Para os proprietários de caminhões, a economia pode chegar a 60% do valor de um pneu novo. Quando a reforma é realizada por uma empresa especializada e com as técnicas indicadas, como é o caso da EcoFlex, a peça fica praticamente igual a um pneu novo.
No quesito sustentabilidade, o meio ambiente agradece a cada pneu que deixa de ser utilizado. Cada pneu recuperado e reutilizado proporciona uma economia de cerca de 80% de energia elétrica e 57 litros de petróleo para a sua composição.
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