Você sabe a importância da manutenção da frota de caminhões da sua empresa? No artigo da semana nós falaremos sobre isso e sobre formas de realizá-la de maneira mais rápida e fácil. Vem com a gente e aprenda tudo sobre esse assunto 🙂
Com certeza você já se viu no seguinte cenário: de repente o veículo quebra, a operação realizada por ele pára ou não é realizada. Por isso, você como gestor precisa consertá-lo com urgência e além disso o condutor fica ocioso durante aquele período.
Pois é, peças quebradas ou defeitos funcionais em um veículo em rota significam quase sempre uma cascata de problemas. Porém, o que às vezes esquecemos é que muitos desses problemas podem ser evitados ou melhor resolvidos se seguirmos uma série de estratégias preventivas, a começar pela manutenção.
Muitas vezes o foco da empresa está voltado para coisas como controle do abastecimento e monitoramento dos veículos. E, por isso, a gestão da manutenção da frota é deixada de escanteio ou feita de maneira não prioritária.
Assim, para evitar despesas que não estavam previstas, evitar a ociosidade das máquinas e a suspensão da cadeia logística da empresa, não deixe de realizar a manutenção.
Vamos começar falando que é a partir da manutenção preventiva que uma gestão eficiente da frota começa a existir. Isso porque a manutenção preventiva tem como premissa manter os veículos e as máquinas nas melhores condições possíveis de trabalho.
Podemos dizer que fazem parte da manutenção preventiva todos os procedimentos que são pensados e executados antes que ocorra ou apareça problemas.
Não é por acaso que se costuma dizer que “prevenir é o melhor remédio”. A ideia da manutenção preventiva da frota é realizar um diagnóstico preciso do estado dos equipamentos e definir quais medidas precisam ser tomadas para impedir prejuízos e acidentes.
A melhor forma de realizar a manutenção preventiva é através de um calendário fixo de conservação. Nas datas determinadas pelo cronograma, deve ser realizada a inspeção de itens como: o estado dos pneus; a suspensão; os freios; os fluidos; o motor, o escapamento; o sistema elétrico e as baterias.
Mas, não se esqueça que a tecnologia é sua aliada. Você pode utilizar ferramentas que tem como funcionalidade a criação de planejamentos para serviços prévios e periódicos. Além disso, pode criar alertas por e-mail, por exemplo, para a equipe sempre estar atenta.
Em outras palavras: não dá mais para ser eficiente realizando apenas manutenções corretivas.
Uma das metas mais comuns dos gestores de frotas é a de redução de custos. Quando relacionada à manutenção, essa meta se torna um pouco mais distante. Porém, mesmo sendo difícil de conseguir, não é impossível reduzir os custos com a manutenção.
Uma das nossas dicas é ter sempre o preço como referencial. Saber os valores de peças e serviços praticados na região onde acontece a manutenção permite fazer as escolhas baseadas em comparativos reais. Assim, até negociações e barganhas podem ser melhores alinhadas.
Sabemos que não é um passe de mágica, mas é assim que a economia acontece: nas decisões em que o custo x benefício se destaca e assim é levado em consideração.
Nós sabemos que toda rotina que não tem um acompanhamento constante e frequente acaba por não receber a atenção devida. Por isso, acompanhar os números e indicadores sobre as manutenções realizadas e os recursos desses processos é fundamental.
Controle de estoques de peças, tempos de ociosidade de veículos e condutores, e o tempo de realizações e entregas de serviços são alguns dados que precisam ser monitorados. Dessa forma, ao realizar as análises, os pontos de melhorias, e até problemas, poderão ser levantados e priorizados.
Alguns fatores “invisíveis” podem influenciar diretamente na manutenção ou na necessidade de fazê-la mais rotineiramente. Abaixo vamos citar alguns exemplos para que você possa analisar como está sendo feito aí na sua empresa.
A escolha da melhor rota pensando na conservação do veículo é importante nesse processo. Se as estradas em que uma operação precisa rodar não estiverem em bom estado, é de se esperar um defeito a ser corrigido ou uma despesa antecipada, como os desgastes de pneus.
Nem precisamos levantar essa bola, não é mesmo? Combustíveis adulterados ou de origem duvidosa não só impactam o desempenho do veículo, como são a porta de entrada para defeitos funcionais. Assim, priorizar o abastecimento em postos confiáveis, ainda que estejam mais distantes, é a melhor alternativa para não ter uma despesa futura de manutenção.
Depois de toda essa exposição, acho que você já entendeu que a manutenção da frota é super importante para manter sua empresa bem e rentável. Por isso, não deixe de estabelecer um compromisso com sua frota e nós prometemos que a partir de hoje ela não será mais uma fonte de problemas e de despesas descontroladas.
Acesse nosso site e conheça nossas soluções para os seus veículos! Visite nosso blog e fique por dentro das novidades e dicas do mercado. Fale com a nossa equipe de consultores para fazer orçamentos e tirar dúvidas! Conheça também nossas redes sociais e nos acompanhe por lá 🙂
Você pode se interessar também por: 4 maneiras de frota de caminhões reduzirem os custos - EcoFlex Pneus