A banda de rodagem do pneu é uma das partes mais importantes que compõem os pneus dos veículos. Para você entender de uma forma mais simples: ela é a superfície do pneu, onde toca o solo.
A sua função é proporcionar aderência do carro com o solo e manter a estabilidade, inclusive na prevenção da aquaplanagem. Por isso, é essencial que a banda de rodagem esteja em boas condições para evitar possíveis acidentes.
Neste texto, você vai saber quais são os formatos da banda de rodagem, quais cuidados precisa ter e quando precisa trocar os pneus.
A banda de rodagem é dividida em três partes. Saiba quais são elas e as suas funcionalidades!
Os sulcos são canais localizados no sentido tangencial da banda de rodagem. Eles formam aqueles desenhos que vemos na superfície de um pneu. As funções dos sulcos são refrigerar os pneus (o contato com o solo gera calor, esquentando-o) e também drenar a água por onde o pneu passa. Assim, evita a aquaplanagem e garante mais segurança e dirigibilidade quando estiver chovendo.
As ranhaduras referem-se às entradas nas laterais da banda de rodagem. Sua função é diminuir o barulho que o pneu faz ao rodar e também viabilizam a refrigeração da borracha.
As barras cumprem a função de produzir a tração necessária quando o veículo anda. Elas podem mudar de densidade dependendo da qualidade ou quantidade de borracha utilizada pela fabricante, deixando o pneu mais ou menos duro.
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Existem algumas formas de saber quando os pneus precisam ser trocados. Uma delas é por meio do TWI (Indicador de Desgaste do Pneu).
Ele consiste em uma pequena elevação de borracha localizada dentro dos sulcos. Sua função é marcar o máximo de 1,6 mm de profundidade determinado por lei, como limite antes de o pneu ficar “careca”. Ao atingir essa medida, o pneu deverá ser trocado.
Para verificar se os pneus estão cumprindo o requisito, você pode utilizar um fósforo ou uma moeda de 1 real para fazer a medição, já que esses objetos possuem aproximadamente 1,66 mm.
Outro ponto importante é que a banda de rodagem deve ser checada, em média, a cada 5000 km rodados.
Para que os pneus do veículo fiquem em bom estado e você evite o desgaste mais rápido da banda de rodagem, pode adotar algumas medidas. Confira!
Fazer a calibragem dos pneus é fundamental para evitar o desgaste mais rápido. Além disso, você evita que os pneus furem e rasguem com mais facilidade.
Uma outra medida importante é evitar que a carga do veículo esteja acima do recomendado. O excesso de peso acarreta maior aquecimento dos pneumáticos e a fadiga prematura das carcaças, diminuindo seu rendimento. Além disso, transportar peso acima do recomendado compromete a estrutura dos pneus e aumenta o risco de estouro ou de alterações estruturais importantes.
A manutenção preventiva tem como finalidade evitar futuros problemas que podem surgir no veículo. Nela, são avaliadas várias peças, entre elas, os pneus, para checar se estão com bom funcionamento.
Agora você já sabe tudo sobre a banda de rodagem do pneu. Tome os devidos cuidados e se precisar fazer a troca dos pneus, considere fazer a recauchutagem. A EcoFlex Pneus é especialista no assunto!
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