É fundamental que motoristas de caminhão conheçam as partes do pneu para perceberem quando este item precisa de reparos, além de saber identificar danos causados no objeto. O pneu é um componente que tem um papel crucial quando se trata de evitar acidentes e garantir a segurança do condutor.
Os pneus de caminhão revelam muitas informações úteis. Cada letra, símbolo, número, indicam onde foi fabricado, quando, capacidade de carga, limite de velocidade, dentre outras características.
Saber estas informações é importante na hora de fazer a reforma do pneu, já que elas precisam estar contidas no item mesmo após o processo. Por isso, é preciso fazer procedimentos como este somente em empresas especializadas no assunto, como a EcoFlex Pneus.
Neste texto, você vai conhecer quais são as principais partes do pneu de caminhão e quais informações estão contidas na peça.
Para obter um bom desempenho do produto e identificar quando a peça está dentro dos padrões, saiba o que significa cada uma das informações presentes no pneu do caminhão.
275 - indica a largura nominal do pneu em mm;
80 - indica a relação entre altura e a largura nominal do pneu;
R - indica que o pneu é de construção radial;
22.5 - indica o diâmetro interno (do aro) do pneu, em polegadas;
10. Índice de carga para montagem simples e dupla;
11. Código de velocidade;
12. Tipo de construção;
13. Pneu sem câmara (tubless) ou com câmara (tubetype);
14. Indica a possibilidade de ressulcar a banda.
Imagem: Vipal Borracharia
O pneu é uma das partes mais importantes de qualquer veículo automotor. É ele que suporta o peso da estrutura e da carga e faz o contato do veículo com o solo. Além disso, o item transforma a força do motor em tração e é responsável pela eficiência da frenagem e da estabilidade.
Por isso, é muito importante conhecer como um pneu é fabricado, as características de cada modelo e tipo, aplicações e principalmente os cuidados e manutenção. Confira!
A) Banda de Rodagem (1): parte do pneu que entra em contato com o solo.
B) Sulcos (2): cavidades que recortam a superfície da banda de rodagem longitudinal e/ou transversalmente, definindo o seu desenho.
C) Ombros (3): partes do pneu entre a banda de rodagem e os flancos.
D) Lona(s) ou Cinta(s) de Proteção (4): parte exterior da estrutura resistente do pneu, que tem a finalidade de proteger as lonas/cintas de trabalho.
E) Lona(s) ou Cinta(s) de Trabalho (5): parte exterior da estrutura resistente do pneu radial, que tem a finalidade de estabilizar o pneu.
F) Revestimento interno (6): toda a superfície interna do pneu, constituída de componentes de borracha, responsável pela proteção.
G) Lona(s) da Carcaça (7): parte interior da estrutura resistente do pneu cujos cordonéis estendem-se de um talão ao outro.
H) Flancos ou Costados (8): parte do pneu compreendida entre os limites da banda de rodagem e os talões.
I) Cordão ou Filete de Centragem (9): linha em relevo próximo da área dos talões que serve para indicar visualmente a correta centralização do pneu no aro.
J) Talões (10): partes do pneu que entram em contato com o aro, garantindo a fixação do mesmo.
K) Aro do Talão (11): elemento metálico interno do talão.
L) Carcaça: estrutura resistente formada por lonas e eventuais cintas de proteção ou de trabalho.
M) Cordonéis: elementos metálicos ou têxteis retorcidos que constituem a carcaça e dão resistência às lonas e/ou cintas.
N) Indicadores de Desgaste da Banda de Rodagem: saliências ou ressaltos dispostos no fundo dos sulcos que indicam visualmente o limite máximo de uso da banda de rodagem do pneu.
Conhecendo as principais partes do pneu e as informações contidas nele, você tem total capacidade de identificar quando problemas acontecem com essa peça e reconhecer quando o item está dentro ou fora dos padrões dos fabricantes. Isso previne possíveis acidentes na estrada.
Lembramos que os pneus precisam passar por avaliações periodicamente, em lugares de confiança, assim como processos como a reforma dos pneus. Conheça os serviços que temos disponíveis. Fale com o nosso especialista para tirar dúvidas! Nos siga nas redes sociais para acompanhar outros conteúdos.