Os pneus são de fundamental importância na segurança das estradas e um dos itens que mais sofre com desgaste. De fato, quem tem uma empresa de caminhões ou atua em uma sabe o quanto esse componente influencia no desempenho da frota e no orçamento do negócio. Assim sendo, é útil saber como evitar prejuízos ao trocá-lo.
Continue lendo para saber mais sobre como evitar prejuízos com a troca de pneus na empresa de caminhões.
A troca de pneus é necessária para garantir a segurança do motorista e das pessoas que trafegam nas estradas. Confira algumas maneiras de evitar gastos desnecessários quando precisar fazer a troca dos pneus da sua frota.
Por incrível que pareça, faz parte da estratégia da empresa de caminhões atentar-se para a legislação vigente a fim de reduzir os potenciais prejuízos que podem ocorrer com a troca de pneus.
Isso porque a regulamentação acerca de como devem estar os pneus é clara e rígida, especificando inclusive a profundidade dos sulcos da banda de rodagem dos mesmos, por exemplo. De fato, a resolução n° 558/80 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), determina que a profundidade dos sulcos da banda de rodagem precisa ter mais de 1,6mm.
Se a empresa não tomar conhecimento dessas leis e, pior ainda, não cumpri-las à risca, não só a carga é apreendida, mas também o próprio veículo, o que causa, além de muito estresse, muitos prejuízos para a empresa.
Quando o assunto é controle de pneus, isso não quer dizer que você deva deixar os veículos da empresa parados ou qualquer outra coisa similar. Na verdade, o que deve ser feito é prezar pela implementação de uma boa gestão. Com isso, evita-se ao máximo o desgaste prematuro e detectar eventuais problemas que podem ocasionar muita dor de cabeça e multas.
Uma das maneiras de fazer isso é realizando um rodízio de pneus, além também de efetuar a manutenção dos freios, componentes da suspensão e amortecedores. Além disso, é necessário e importante incentivar os motoristas a adotarem uma direção defensiva e realizar treinamentos.
Se tem uma coisa que uma empresa de caminhões precisa fazer para não ter prejuízo com a troca de pneus é precisamente trocá-los no momento certo. No entanto, a grande questão é: quando trocar?
Bem, há 3 sinais que indicam a hora certa: quando há um visível e acentuado desgaste dos pneus, quando eles estão envelhecidos e/ou quando apresentam danos avariações diversas como bolhas, rasgos, deformações, inchaços, furos e ressecamentos.
A troca de pneus precisa ser feita na hora certa, pois os gastos podem acabar sendo muito maiores se a empresa de caminhões esperar a situação chegar em seu limite. Tendo em mãos dados sobre valores de um pneu de caminhão e tomando as atitudes corretas no decorrer do uso e da troca, o desgaste e consequentemente o prejuízo será menor.
Ao se efetuar a troca em si dos pneus, é preciso ter muita cautela para não abusar da força. A melhor coisa a ser feita é girar os parafusos da roda o suficiente para eles ficarem firmes.
A razão por trás disso é que quando se aperta demais os parafusos, isso pode provocar danos sérios e irreversíveis para a roda.
Por outro lado, deixá-los muito soltos, além de ser perigoso (pois a roda pode se soltar e, com isso, provocar até um acidente), pode trazer prejuízos para o pneu e sobretudo para a roda, nesse caso.
De tempos em tempos, a empresa de caminhões deve fazer o alinhamento e balanceamento dos veículos que compõem a frota. Essa prática auxilia a evitar uma sobrecarga nos pneus, o que, por sua vez, pode elevar consideravelmente o gasto dos pneus.
Enfim, quando pensar em uma equipe profissional e que se preocupe com a sua segurança relacionada a pneus, pense na Ecoflex, uma empresa que possui os melhores serviços e preços do mercado, pronta para te atender.
Entre em contato com os nossos especialistas para conhecer um pouco mais sobre pneus de cargas e nossos serviços. Nos siga nas redes sociais para acompanhar outros conteúdos!