A reforma de pneus é uma prática comum e feita há muitos anos. Porém, alguns motoristas ainda têm dúvidas sobre o assunto e se esse método é realmente seguro. O fato é que a recauchutagem tem sido a melhor alternativa diante do aumento nos preços dos pneus.
Segundo a Associação Brasileira dos Importadores e Distribuidores de Produtos Automotivos (ABIDIP), o preço no mercado internacional de borracha, matéria-prima básica na fabricação de pneus, subiu mais de 100% em 2021, de US$2,5 mil por tonelada para US$ 5,4 mil.
A alta no preço da matéria-prima reflete diretamente nos preços dos pneus novos. Com isso, para motoristas autônomos e empresas de frota de caminhões, a reforma tem sido a saída para economizar.
Preparamos este texto para que você tire todas as suas dúvidas sobre a reforma de pneus, mais precisamente, sobre os mitos e verdades do assunto.
Se você nunca reformou os pneus do seu caminhão ou caminhonete e tem dúvidas sobre esse processo, confira alguns mitos e verdades que separamos sobre o assunto.
Desde bicicletas até os gigantes das mineradoras são possíveis de serem reformados. Para quem pega a estrada (caminhoneiros e motoristas de caminhonetes) com frequência e os pneus sofrem desgastes mais rapidamente, a melhor alternativa é a reforma.
A reforma de pneus custa menos de 50% do pneu novo com o mesmo rendimento.
A indicação é a cada 10 mil quilômetros rodados, usando as posições de mudança conforme a configuração do veículo.
A cada pneu reformado são economizados, em média, 57 litros de petróleo. Pelo fato de o pneu demorar muitos anos para ter a sua decomposição na natureza, é vital reformá-lo.
Para saber exatamente a hora da troca, basta observar o indicador chamado TWI (Tread Wear Indicator), uma pequena saliência que fica no meio do desenho da banda de rodagem, que é a única parte do pneu que toca diretamente o solo. No momento em que o desgaste do pneu alcança esse relevo (1,6mm), o pneu deve ser substituído.
Em muitos países, existe a legislação, como por exemplo na Itália, onde o governo exige que 1/3 dos pneus da frota do governo sejam reformados.
Isso é um mito! A reforma pré-moldada (a frio) tem o mesmo rendimento do pneu novo, isso porque as bandas pré-moldadas são prensadas mecanicamente em prensas hidráulicas e planas a uma compressão altíssima superior à compressão da construção do pneu novo.
Isso vai depender do produto utilizado e o tipo de operação. O processo de reforma de pneus proporciona uma quilometragem igual ou superior ao pneu novo. Um ponto importante é que você precisa fazer o procedimento em empresas de confiança.
Os pneus que são reformados têm garantia, sendo observada principalmente sua banda de rodagem que foi reformada. Já o pneu original tem garantia de cinco anos, a partir da data de fabricação que vem escrita em sua lateral. Essa marcação é composta por uma combinação de quatro números, que traz a semana e o ano de fabricação do pneu.
A reforma de pneus não interfere na construção da carcaça, ou seja, os pneus suportam o mesmo peso que suas características construtivas foram destinadas. O processo é responsável por dar uma nova vida à banda de rodagem, parte que toca o solo.
Agora você já sabe o que é verdade e mito quando se trata de reforma de pneus. Lembre-se de fazer o procedimento em uma empresa especialista no assunto, como a EcoFlex Pneus.
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