Alguns motoristas não têm o costume de verificar o estado dos pneus do veículo periodicamente. Isso é perigoso porque o pneu do caminhão pode apresentar problemas como desequilíbrio da carga, forçar o amortecedor e causar acidentes na estrada prejudicando terceiros, além de risco de estouro, instabilidade do veículo em pistas molhadas e maior propensão à derrapagem.
Essa negligência por parte de alguns motoristas muitas vezes está relacionada a rotina agitada de passar muitas horas na estrada e ter prazos a cumprir para a entrega de cargas. Porém, precisamos alertar que manutenções e revisões no veículo devem ser feitas com frequência. Afinal, se trata de um veículo pesado e que passa muitas horas em movimento.
Neste texto, você aprender quais são os principais sinais de que o pneu do caminhão precisa ser reformado. É preciso ficar atento aos pontos que serão mencionados para que você calcule de quanto em quanto tempo precisa fazer a troca.
Como você viu, andar com os pneus desgastados e com problemas é um risco para o motorista do veículo e para outras pessoas que estejam pegando a estrada. Vamos mostrar alguns sinais que indicam que o pneu do caminhão está precisando ser reformado. Acompanhe!
O TWI é o índice que torna possível saber se os pneus do veículo estão dentro da vida útil recomendada pelo fabricante. O limite máximo de desgaste de um pneu é quando o TWI atinge 1,6 mm, de acordo com a resolução do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), prevista no Código Brasileiro de Trânsito.
É por meio deste indicador, que fica localizado dentro dos dos sulcos da banda de rodagem do pneu, que é possível avaliar o desgaste da peça e definir se é preciso fazer a reforma ou até mesmo substituir o pneu.
O desgaste do pneu pode ser causado pelo mau uso do veículo e por falta de manutenção periódica, como deixar de alinhar e balancear o caminhão. A suspensão alterada também pode ser um fator que contribui com o desgaste do pneu fazendo que ele dure menos tempo, assim como peças desgastadas, pressão de ar incorreta e sobrecarga.
É fundamental verificar o envelhecimento dos pneus. A partir da data de fabricação, estas peças possuem validade de cinco anos. Para verificar a data em que o pneu foi feito, procure na lateral, quatro números que, normalmente, ficam perto da palavra “DOT”. Os dois primeiros dígitos são a semana de fabricação e os dois últimos, o ano. Por exemplo: Y1RT OAEW2618 – fabricado na (26) vigésima sexta semana, (18) no ano de 2018. Os pneus fabricados há mais de cinco anos requerem verificação periódica pelo condutor. Ao identificar sinais de rachaduras, ressecamentos ou bolhas, o pneu deve ser reformado ou substituído.
Se o pneu apresentar essas características é sinal que precisa de reparos. Os furos são causados por objetos cortantes que penetram na borracha e atingem a carcaça do pneu, que são as lonas. Com isso, indicamos que seja feita a reforma rapidamente para que não entre água e evite a contaminação e oxidação das lonas e cintas da carcaça.
Já as bolhas ou vergões na lateral do pneu são causados pelo rompimento de cordoneis da carcaça, devido aos impactos ou avarias provocadas por buracos ou compressões laterais. Nesse caso, os pneus também precisam passar pela avaliação de uma equipe de especialistas para definir o que pode ser feito.
Agora você já sabe quais são os principais sinais que indicam quando o pneu do caminhão precisa passar por uma reforma e avaliação de um especialista. Lembramos que a reforma do pneu deve ser feita somente por empresas especializadas para evitar problemas futuros. Visite o nosso site e conheça os serviços que temos disponíveis para a sua viagem ser mais segura e tranquila. Fale com a nossa equope para tirar dúvidas!
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