Ter o pneu rasgado durante uma viagem é uma situação que nenhum caminhoneiro gostaria de passar. Contudo, imprevistos podem acontecer devido a más condições em determinadas estradas ou até mesmo pela falta de manutenção periódica no veículo. O importante é que o motorista saiba o que fazer quando esse problema acontecer.
Em situações como esta uma opção viável e que não sai muito cara, é a reforma do pneu. Uma solução para os motoristas que desejam fazer o reparo necessário sem precisar comprar um pneu novo, tendo uma maior economia de despesas. Entretanto, esse tipo de procedimento deve ser feito por uma empresa especializada.
Nesse texto, você vai aprender como reaproveitar um pneu rasgado e como isso pode aliviar o seu bolso. Afinal, nem sempre é possível comprar novos pneus em períodos muito curtos de tempo.
A reforma do pneu é um procedimento no qual acontece a substituição de matérias-primas desgastadas para que a peça possa ser reaproveitada, sem a necessidade de compra de pneus novos. Dessa forma, o pneu rasgado vai passar por algumas etapas até ficar em perfeitas condições para ser utilizado por mais tempo.
Existem algumas maneiras de realizar esse procedimento. São eles:
Agora, imagine a seguinte situação: você está transportando uma carga e tem um prazo a cumprir. Porém, no meio da viagem um dos pneus rasgou. O principal a ser fazer é providenciar o mais rápido possível a troca do pneu. Contudo, o que você irá fazer com o pneu que está rasgado?
Algumas pessoas descartam o pneu em qualquer lugar, o que é errado, uma vez que são produtos que demoram muito tempo para se decomporem. Além disso, quando estão expostos à luz solar e às chuvas, os pneus começam a se desfazer tanto em líquidos como em gases, contaminando ecossistemas inteiros e a atmosfera.
Os pneus que são descartados na natureza de forma imprópria também contribuem para a propagação de doenças, como dengue, malária e febre amarela. Um outro problema do descarte incorreto é os gastos que o poder público tem quando precisa recolher esses materiais de rios, mares, lagos e solo. Com isso, descartar o pneu rasgado no lixo não é uma opção.
O melhor a se fazer é levar o pneu rasgado até uma empresa que faça a sua reforma. Assim, o motorista sai ganhando porque não precisará comprar um pneu novo e a natureza não será agredida. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, esse procedimento é sim confiável e o resultado final é o melhor possível, desde que seja feito por especialistas.
Durante uma viagem, o melhor a se fazer é procurar um local de confiança para fazer a reforma. Por ser um procedimento que exige técnicas e envolve etapas para que o pneu fique em perfeitas condições, o indicado é deixar o pneu rasgado e buscar dias depois. Essa é uma forma também de ganhar tempo e não descumprir os prazos de entrega da carga.
A legislação brasileira não é clara quando se trata da necessidade de estepes e quantidade para caminhões. Porém, ter um pneu reserva é uma opção viável para situações adversas. Um ponto importante que precisa ser lembrado é a manutenção periódica dos pneus e os cuidados que se deve ter durante as viagens para que sofram menos desgastes.
Agora você já sabe o que fazer com o seu pneu rasgado. Lembre sempre de procurar locais de confiança para fazer a reforma, como a EcoFlex e as nossas borracharias parceiras. Fale com a nossa equipe para tirar dúvidas! Nos siga nas redes sociais para acompanhar outros conteúdos.
Você pode se interessar por: Controle de pneus: como gerenciar a sua frota - EcoFlex Pneus