A vulcanização de pneus faz parte do processo de reforma, que pode ser a frio ou a quente. Esta é uma alternativa para motoristas e frotas de caminhões que desejam reduzir os custos com troca de pneus. A vulcanização é um processo que tem a função de reparar a peça que está danificada, rasgada ou furada.
Com o encarecimento dos pneus, é cada vez mais comum consertar este item ao invés de comprar um novo. Fazendo a vulcanização de pneus em uma empresa especializada, não há riscos para os motoristas que pegam a estrada.
Neste texto, você vai ver que a vulcanização está presente em duas formas distintas de reforma de pneus e como funciona o processo.
Existem dois processos de reforma de pneus em que a vulcanização está presente. Confira!
A reforma a quente envolve a vulcanização de um pneu num molde a uma temperatura de cerca de 150 ° C. O piso e o revestimento da parede lateral do pneu são feitos de compostos de borracha não vulcanizada. A forma e a banda de rodagem do pneu são criadas na prensa de aquecimento.
Comparado com o pneu reparado a frio, este pneu tem um acabamento superior porque o pneu é envolto em borracha e parece uma peça nova.
A reforma a frio envolve a vulcanização sem molde a uma temperatura entre 95 ° C e 110 ° C. O pneu é montado usando um revestimento de piso pré-vulcanizado (= piso novo) e uma camada de goma de ligação não vulcanizada. A ligação entre a carcaça, a goma colada e o piso pré-curado é criada em autoclave.
Comparado com pneus recapados a quente, este pneu tem maior durabilidade.
A vulcanização de pneus acontece tanto na fabricação da peça, como na manutenção.
O primeiro passo na hora de fazer a vulcanização quando um pneu precisa de manutenção é verificar o tipo de dano e a intensidade. Uma equipe especializada irá analisar se a reconstrução da peça será feita por dentro e por fora.
O segundo passo é limpar e texturizar o pneu. Nesta etapa, mede-se o tamanho do dano, pois cada problema requer um manchão diferente.
O terceiro passo é aplicar a cola, laminado e vulcanite para reforçar a segurança do remendo. Somente depois é possível retirar da máquina e colocar o manchão.
O quarto passo é fazer a vulcanização, etapa em que acontece a união das moléculas de elastômero no pneu, por consequência da pressão e do calor na borracha.
Sem dúvida, a maior vantagem de fazer a vulcanização de pneus quando este precisa de reparos é a economia. Uma empresa de frota de veículos sabe que os custos envolvendo troca de pneus é alto e por isso, fazer a reforma é uma boa alternativa.
Uma outra vantagem importante é que a vulcanização prolonga a vida útil da peça, ou seja, o item não precisa ser descartado de imediato. Dessa forma, é possível minimizar os impactos negativos no meio ambiente, uma vez que o descarte de pneus de forma incorreta ocasiona problemas na natureza.
Agora você entendeu como funciona a vulcanização de pneus e também que este processo está presente tanto na fabricação como também na manutenção, por meio da reforma.
Lembramos mais uma vez que este processo somente deve ser feito por empresas que sejam especialistas no assunto. Afinal, o pneu é uma das principais peças do caminhão e caso não esteja em boas condições pode causar acidentes graves na estrada.
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